SPORTING NA LIGA DOS CAMPEÕES PELA TERCEIRA VEZ SEGUIDA
Paulo Bento ainda não conseguiu fazer do Sporting campeão, mas é um treinador “Champions”. Sob o seu comando técnico, os leões asseguraram pela terceira vez consecutiva o acesso directo à Liga dos Campeões, sempre atrás do FC Porto.
No entanto, o desempenho na época passada não é comparável ao da que ora finda, na qual o Sporting se quedou a 20 pontos do campeão. O mesmo adversário com o qual se bateu na época passada pelo título até à última jornada, somando menos um ponto (68 contra 69) ao fim das 30 jornadas.
Há um dado estatístico que explica essa diferença: em 2006/07, o Sporting não perdeu um único jogo fora de casa, vencendo nove e empatando seis; em 2007/08, os leões perderam sete jogos fora de casa, o que corresponde a 21 pontos. Demolidor. Um candidato ao título não pode desperdiçar tantos pontos pelos relvados alheios.
Esse foi um factor determinante que afastou prematuramente o Sporting do título, para além da fantástica época realizada pelo FC Porto.
De resto, o registo em casa é semelhante ao da época passada, na qual o Sporting somou 11 vitórias contra 12 esta época, 2 empates contra 3 esta época, e 2 derrotas contra nenhuma esta época. Fez até um pouco melhor, tendo em conta que somou 39 pontos em casa contra 36 da época passada.
O “calcanhar de Aquiles” foi a prestação da equipa nos jogos fora, tanto mais surpreendente quando tinha sido o seu ponto forte na época transacta.
De realçar, ainda, que ao alcançar o 2.º lugar pela terceira época consecutiva, o Sporting obtém um registo histórico: nunca tinha sido vice-campeão em três anos consecutivos. Foi 2.º em 38/39 e 39/40, em 41/42 e 42/43, e em 59/60 e 60/61.
Labels: Sporting