<body><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/platform.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d35572462\x26blogName\x3dMais+Jogo+::+Mais+Futebol+!\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dBLUE\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttps://maisjogo.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3den_US\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttp://maisjogo.blogspot.com/\x26vt\x3d-6384613046285576419', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>

Mais Jogo :: Mais Futebol !

O Futebol espetáculo joga-se aqui: Mais Jogo, é Mais Futebol.Veja e reveja as jogadas mais espetaculares!

Biografia de José Mourinho

Ads by AdGenta
José Mário dos Santos Mourinho Félix nasceu em Setúbal, Portugal no dia 26 de Janeiro de 1963 é actualmente o treinador de futebol do Chelsea FC, clube histórico de Londres.

JUVENTUDE
José Mourinho é filho de um ex-guarda-rede e actual treinador português, Félix Mourinho; Apesar de diversas tentativas em José Mourinho nunca conseguiu seguir uma carreira de futebolista, chegou a jogar nos juniores do Belenenses. Já sénior vestiu a camisola do Rio Ave. Mais tarde voltou ao Restelo, depois ao Sesimbra e acabou no Comércio e Indústria. Já na altura leccionava Educação Física e começava a preparar-se para ser treinador de futebol, mas desde muito cedo mostrou uma habilidade inata para organizar e preparar os relatórios e os dossiers das equipas do pai.

O TRADUCTOR
Na década de 90, Mourinho esteve no Estrela da Amadora e no Vitória de Setúbal. Em meados da década é contratado para trabalhar com o técnico inglês Bobby Robson, no Sporting Clube de Portugal. Mourinho ganha assim alcunha de Traductor que conserva até hoje. Mantém-se braço direito do treinador inglês quando ele muda para o Futebol Clube do Porto e mais tarde para o Barcelona.
Torna-se um conhecedor do futebol espanhol e quando Robson sai para o PSV, Mourinho permanece na Catalunha com o holandês Louis Van Gaal. A confiança e o profissionalismo de Mourinho alargam-lhe o leque de funções. Do seu papel de tradutor, começa a contribuir activamente nos treinos e na preparação dos jogos. Passa a ser treinador adjunto de Van Gaal.
BENFICA E UNIÃO DE LEIRIA
Em 2000, surge a oportunidade de treinar uma equipa portuguesa. É escolhido pelo Sport Lisboa e Benfica para substituir Jupp Heynckes após a 4ª jornada da liga Portuguesa.
Quando começa a conquistar os adeptos benfiquistas (especialmente depois da vitória contra o rival Sporting Clube de Portugal por 3-0) há eleições no Sport Lisboa e Benfica. Muda a presidência de João Vale e Azevedo para o Manuel Vilarinho. José Mourinho entra em rotura com a nova direcção e sai do Benfica após 9 jogos.
Na época seguinte, 2001/02, Mourinho começa a trabalhar na União de Leiria, com grande sucesso e em Janeiro de 2002 substitui Octávio Machado no comando técnico do FC Porto. Concluiu a época em terceiro lugar com 11 vitórias, 2 empates e 2 derrotas.

PORTO
Mourinho rapidamente identifica os jogadores-chave: Vítor Baía, Ricardo Carvalho, Jorge Costa, Costinha, Deco, Dmitri Alenichev e Postiga. A esta espinha dorsal juntam-se, entre outros, Maniche e Edgaras Jankauskas (Benfica), Paulo Ferreira (Vitória de Setúbal), Nuno Valente e Derlei (ambos da União de Leiria). Com o rigor táctico e a determinação sui generis de Mourinho nasce o Porto Mágico. Em dois anos venceram duas competições europeias e as duas Superligas.
Em 2003, Mourinho ganha o primeiro campeonato português com 27 vitórias, 5 empates e 2 derrotas, vence a Taça de Portugal e conquista a Taça UEFA (contra o Celtic de Glasgow).
No ano seguinte, o FC Porto conseguiu ganhar mais uma vez a Superliga, agora com 8 pontos de vantagem. Perde na final da Taça de Portugal contra o eterno rival Benfica, mas 2 semanas depois triunfa na mais alta prova da UEFA. Derrota o AS Monaco (3-0) na final da Liga dos Campeões (3-0). Em toda a prova o Porto de Mourinho só perdeu com o Real Madrid na primeira fase de Grupos e elimina o Manchester United, Olympique Lyonnais e o Deportivo da Coruña.

CHELSEA
Com tal percurso não foi surpresa a cobiça de diversos clubes, entre eles o Chelsea de Roman Abramovich. Em Portugal, alguns duvidaram que o sucesso de Mourinho se mantivesse além fronteiras. Mourinho voltou a surpreender: saiu em discordância com a direcção do FC Porto e transferiu-se para o comando do clube mais rico de Londres, o Chelsea.
Em Junho de 2004, torna-se um dos treinadores mais bem pagos do Mundo ganhando cerca de 12 milhões de euros por ano.
Tal como fez no FC Porto, Mourinho constrói uma equipa à sua medida. A fortuna do russo Roman Abramovich ajuda Mourinho na contratação de Tiago Mendes, Didier Drogba, Arjen Robben e Mateja Kezman, Ricardo Carvalho e Paulo Ferreira.
Em Dezembro de 2004 era líder do campeonato inglês. Em 27 de Fevereiro de 2005, ganha contra o Liverpool por 3-2 a Taça da Liga e conquista o seu primeiro troféu, como treinador, fora de Portugal. Dois meses mais tarde, a 30 de Abril de 2005 Mourinho sagra-se campeão inglês após ter vencido o Bolton por 2-0. O Chelsea FC não ganhava o Campeonato há 50 anos.
Ficou uma pedra no sapato de Mourinho: a 3 de Maio de 2005 é eliminado da Liga dos Campeões pelo Liverpool, na meia-final,mas nos quartos-de-finais eliminou o "gigante" Barcelona de Ronaldinho Gaúcho. Entrentanto, renovou o contrato com o Chelsea FC. É, em Inglaterra, apelidado de "The Special One"
Em 2006 repete o sucesso na liga inglesa, mas o desgaste físico e psicológico, auxiliado pelas fortes críticas da imprensa britânica e pelo envolvimento em várias competições, leva a que seja eliminado da Taça da Liga, Taça de Inglaterra e da Liga dos Campeões frente ao vencedor Barcelona, numa eliminatória que mais uma vez foram rodeados de grandes polémica devido à expulsão do espanhol Del Horno na primeira mão.

CURIOSIDADES
Na sua infância José Mourinho baptizava os seus cães com nomes de jogadores de futebol estrangeiros. Um deles recebeu o nome do lendário jogador holandês Gullit.

Labels: ,

« Home | Next »
| Next »
| Next »
| Next »
| Next »
| Next »
| Next »
| Next »
| Next »
| Next »


BlogBlogs.Com.Br