Dunga escala time experiente para enfrentar a Irlanda
Se o objetivo do Brasil era usar o jogo contra a Irlanda para iniciar a preparação para os Jogos Olímpicos de Pequim, tudo indica que será uma oportunidade perdida. O técnico Dunga vai colocar em campo nesta quarta-feira, às 17h45 (de Brasília), um time que contará com apenas um jogador em idade olímpica, o meia Diego, do Werder Bremen. A partida é contra um time sem técnico e, até Pequim, a seleção tem, por enquanto, apenas mais três jogos marcados.
Dos 22 convocados para o jogo, 11 têm idade para ir a Pequim. Mas, no coletivo desta terça que definiu o time titular para o amistoso, Dunga montou um time conservador e sem os jovens. O técnico explicou que, com apenas 40 minutos de treino para preparar a seleção, optou por jogar com aqueles que estivessem mais entrosados, os mais experientes e que se conhecem.
“Optamos por aqueles que já jogaram juntos e recuperar o entrosamento. Tem time que precisa de seis meses para se acertar, imagine se isso é possível fazer em 40 minutos”, alegou. O coletivo foi filmado e Dunga tentaria corrigir durante a noite desta terça a posição de cada jogador mostrando o vídeo do treinamento.
Além do pouco tempo para treinar, Dunga também alegou que está sem vários de seus principais jogadores, como Kaká, Maicon, Lúcio e Juan. Mas deixou claro que o resultado da partida, mesmo assim, é importante. “Não vencemos as últimas duas partidas contra a Irlanda”, disse - em 1987, ele estava no banco na derrota por 1 a 0; em 2004, houve empate sem gols sob o comando de Carlos Alberto Parreira.
Dunga não nega, contudo, que poderá, durante a partida, fazer substituições para incluir os jogadores com idade olímpica. “Quero observar o maior número de jogadores possível. Mas isso dependerá do jogo”, explicou. O técnico admite que, se Kaká e outros titulares estivessem jogando, teria maiores possibilidades de ousar e experimentar os novatos.
Ele acha, no entanto, que a convocação dos mais jovens serve para “quebrar o gelo” na seleção, mesmo que não joguem. “A convocação é importante para a convivência na seleção e para ver como é a cobrança”, disse o técnico, que promoverá a estréia de Leonardo Moura e Richarlyson na seleção, colocando no banco Marcelo, que tem idade olímpica. Dunga alegou que já conhece como atua Marcelo e que, portanto, aproveitaria a oportunidade para observar mais um jogador.
“O futebol irlandês é de bolas na área e Richarlyson tem boa impulsão. Estamos em busca de uma equipe para a Olimpíada e Marcelo já mostrou suas qualidades”, explicou. Já sobre a ausência de Pato, Dunga deixou claro que o jogador “perdeu uma oportunidade” e que agora terá de esperar uma nova ocasião para observá-lo.
Entre os 'velhinhos', Luís Fabiano entra como titular depois dos dois gols contra o Uruguai, na vitória por 2 a 1 pelas Eliminatórias da Copa do Mundo, em novembro, no Morumbi. O jogador do Sevilla garante que é “o parceiro ideal de Robinho” no ataque da seleção. “Nos complementamos muito bem”, disse. Durante o coletivo desta terça, não fizeram uma só jogada.
Liberação
Nesta terça, praticamente todos os jogadores confirmavam que a CBF terá um sério problema pela frente: a liberação dos jogadores para disputar a Olimpíada de Pequim. Robinho não esconde que está ansioso para ser selecionado para ir para os Jogos. “Esse é um de meus objetivos neste ano”, disse. Mas alerta que sua liberação junto ao Real Madrid poderá ser problemática. “Se já foi complicado na Copa América, imagine para a Olimpíada”, disse.
O goleiro Júlio César, que não disputou a Copa América, é outro que espera ser convocado para uma das vagas acima de 23 anos, mas também não garante que a Inter de Milão vai liberá-lo. Dunga parece ser o único que acredita que isso não será um problema. “Não estou preocupado com isso. Respeitamos sempre as regras da Fifa, que é quem manda no futebol. O que determinarem vamos cumprir”, disse.
Diante de tantos problemas, Dunga minimizou o único título que o Brasil não conquistou - a medalha de ouro olímpica. “É mais uma competição. O Brasil é cinco vezes campeão do mundo e entramos em todas as competições para vencer”, disse.
Labels: amistoso, Seleção Brasileira, seleção irlandesa