Sevilha e Espanyol finalistas da Taça UEFA 2006/2007

O Espanyol e o Sevilha garantiram a presença na final da Taça UEFA, marcada para o dia 16 de Maio, em Glasgow , naquela que será uma festa espanhola na Escócia.
O carrasco do Benfica nos quartos-de-final tinha a missão facilitada na Alemanha depois de na primeira mão, em Barcelona, terem goleado o Werder Bremen por 3-0. No entanto, um golo de Hugo Almeida logo aos quatro minutos, através de um chapéu ao guarda-redes Gorka Iraizoz, aumentou as esperanças germânicas em conseguir uma reviravolta histórica . Só que aos 19 minutos, Miroslav Klose simulou uma falta junto à área do Espanyol e o árbitro mostrou-lhe o segundo cartão amarelo. Foi o fim do sonho do Werder Bremen que, apesar de dominar o adversário, acabou por sucumbir na segunda parte.
Corominas (50’) acabou por confirmar o apuramento dos catalães para a final, ao aproveitar uma falha do guarda-redes Reinke para empatar o jogo. A estocada final foi dada pelo defesa Lacruz (61’) , que confirmou a espectacular carreira do Espanyol na Taça UEFA. É que não perdeu qualquer dos 12 jogos que fez na prova e só contabiliza dois empates! É obra!
O Espanyol consegue a segunda presença na final desta competição depois de na época de 1987/88, ter sido derrotado pelo Bayer Leverkusen nos penáltis. Fica assim ultrapassado o trauma dos catalães frente a uma equipa alemã , onde então na final de 1988 , depois de vencer em Barcelona por 3-0, perderam na segunda-mão pelos mesmos números . Num terceiro jogo os alemães venceriam e conquistaram a Taça UEFA .
Mais complicada era a tarefa do Sevilha, detentor do troféu, que havia perdido em Pamplona frente ao Osasuna por 1-0. Mas em casa, os andaluzes conseguiram virar a eliminatória. Tudo começou com um golo do ex-portista Luís Fabiano aos 37 minutos. No início da segunda parte, Renato, consumou o apuramento do Sevilha.
Este jogo fica marcado por uma polémica quando ao intervalo, as imagens da televisão, captaram o árbitro inglês Graham Poll a cumprimentar Kanouté e a pedir mais um golo do Sevilha...
Depois de no início da época, ter conquistado a supertaça europeia (vitória 3-0 ao Barcelona), a equipa de Juande Ramos pode agora juntar lhe a Taça UEFA... e não só!
É que o Sevilha também ainda pode vencer a Liga espanhola e a Taça do Rei.
A título de curiosidade , o Sevilha recebeu o Espanyol no passado fim-de-semana para o campeonato e venceu por 3-1 . No jogo da 1º volta , o Espanyol tinha vencido por 2-1 .
Já agora num total histórico de 116 jogos entre as duas equipas , o Sevilha venceu 54 , registaram-se 21 empates e o Espanyol ganhou 41 ocasiões .
Labels: crónica, Espanhol, Finalistas, Sevilha, Taça Uefa